Leia Também
  • cdn24horas

34 anos - Eunápolis teve crescimento emperrado por corrupção e má gestão pública


Corrupção emperrou crescimento da cidade

O município de Eunápolis por quase duas décadas teve seu crescimento emperrado; a máquina pública totalmente sucateada; obras de péssima qualidade e o erário público desviado para enriquecimento ilícito de um grupo familiar que arruinou com as finanças públicas, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento de um dos mais promissores municípios baianos.


A cidade emancipada em 12 de maio de 1988, está por completar neste mês seus 34 anos de emancipação política administrativa, no entanto, quase metade desse período, exatos 16 anos (2004-2020), o jovem município ficou no poder de um grupo político que usou a máquina pública para dilapidar as finanças da cidade e estabelecer um sistema de corrupção, como sangria para abastecer um dos maiores esquemas de desvio de dinheiro público da história do pais, que culminou na operação policial, batizada pelo Polícia Federal de, Operação Fraternos, em face dos mentores do esquema e lideres da quadrilha, serem membros da mesma família.


Segundo apurou a PF, cerca de mais de 200 Milhões de Reais foram desviados dos cofres de Eunápolis pelo bando criminoso. A soma multimilionária seria capaz de ter dado ao povo eunapolitano uma outra qualidade de vida, tanto no aspecto estrutural, quanto nos serviços essenciais, como, atendimento à saúde, educação e assistência social. No entanto, o que nestes 34 anos a cidade herdou foi a pior malha viária do país, com ruas pavimentadas com o pior asfalto que se tem conhecimento, sendo inclusive apelidado de "asfalto sonrisal", por conta de só durar até a primeira chuva, fato que deixou para as gestões futuras o compromisso de ter que reconstruir o que já deveria está feito.


Na educação, a herança são escolas de toda rede precisarem serem estruturadas e reformadas ao nível de reconstrução, sem falar no déficit de novas salas de aula em escolas que não foram construídas, refletindo na degradação do sistema público de educação, como consequência da corrupção galopante que imperou nos 16 anos administrados pelo grupo político da família Oliveira.


A saúde foi o maior dos pesadelos, resultado do desvio de dinheiro, onde vidas humanas foram perdidas, enquanto dinheiro público saia pelo ralo da corrupção. Toda a operacionalização da saúde estava viciada, o sistema era usado na bolha que desviou milhões, enquanto quem precisava de atendimento morria à espera ou procurava outra solução.


ônibus escolar sucateados; ambulâncias em ruínas; frota de veículos totalmente arruinada, enfim, são 34 anos que a cidade irá completar neste mês de maio, mas, que seja festejado o aniversário de renascimento de Eunápolis, afinal já são 17 meses sem a cidade estampar as páginas policiais.


Fora da lista das cidades mais corruptas do pais desde 2021, os eunapolitanos devem celebrar o segundo aniversário, depois da era Oliveira, em que de fato não há nenhuma investigação ou temor de Operação da Polícia Federal. E, que toda população se prepare para a festa com o maior pacote de obras urbanas já visto na história da Bahia, recuperando o tempo perdido e avançando para o futuro.


Feliz aniversário Eunápolis!