Agnelo Santos no AVANTE vai além de uma filiação partidária
- Redação
- 4 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2023
Evento de filiação aconteceu na sexta-feira, dia 02 de junho em hotel de Cabrália

Todo mundo político baiano, e especificamente da Costa do Descobrimento, viu depois de 15 anos filiado ao PSD, o prefeito de Santa Cruz Cabrália migrar para o AVANTE. A ida de Agnelo para o novo partido político, não foi por caso; não foi por uma razão qualquer; não foi por vaidade pessoal. É preciso entender, o que levou a essa decisão, e quais as expectativas para o futuro político do atual prefeito Cabraliense.

Então vamos lá...
Agnelo já vivencia a história de Santa Cruz Cabrália, desde o ano de 2001, quando chegou ao município trazendo a SICOOB, Cooperativa de Crédito Rural, visando atender e ampliar o acesso ao crédito para o produtor rural. Vale ressaltar que já em 2008, Agnelo Santos, foi um dos mais importantes apoios que possibilitou ao ex-prefeito Jorge Pontes ter sido eleito à época. Ainda, nos anos de 2010 e 2014, com apoio de Agnelo, candidatos a deputado federal e estadual tiveram votação recorde em Cabrália neste anos, sendo que em 2012, para ser reeleito, o ex-prefeito, Jorge Pontes precisou contar já naquele período com Agnelo, (que vinha crescendo fortemente na política local), para compor a chapa vitoriosa que garantiu a Pontes a reeleição, tendo como vice Agnelo Santos.
Eleito prefeito em 2016, reeleito com ampla maioria de votos em 2020, atingindo quase 80% da votação, Agnelo mostrou musculatura política com reflexo direto na sua importância num contexto regional. Assumindo o protagonismo de grande liderança consolidada, levou seus candidatos a deputado estadual e federal em 2018 e 2022 a novos recordes na transferência de votos - ressaltando que em toda essa trajetória, Agnelo estava no PSD, dando respaldo a agremiação partidária e ajudando a fortalecer o nome do partido, tanto na região, quanto no estado.

Porque mudar...
Apesar de todo seu crescimento político, de sua importante atuação como homem público, e sobretudo de ter chegado onde chegou, graças a sua fé e certeza de que estava no caminho certo, faltou a liderança do PSD estadual ter um olhar partidário e enxergar em Agnelo o novo líder que surgia; faltou visão e vê que Agnelo tinha escrito uma história totalmente independente em Cabrália ao longo desses anos; o PSD pecou quando não entendeu que Agnelo Santos, já era uma liderança regional e que não devia isso a nenhuma padrinho político, antes, incansavelmente construiu relacionamentos; buscou parceiros pelo bem do município que está gestor, fez sua história com homem público e vem transformando Cabrália administrativamente - Sem reconhecimento e por falta de visão, a legenda não tinha mais como abrigar um líder político que inegavelmente despontou para ocupar seu merecido espaço na vida pública. Assim foi necessário mudar.

Porquê o AVANTE?
O AVANTE, agora tendo um dos mais brilhantes políticos baianos, como presidente estadual da legenda, surge como um dos maiores partidos da base do governo estadual, liderado pelo ex-deputado federal, Ronaldo Carletto, que, de forma inteligente percebeu que o prefeito, Agnelo, já é o líder político pronto e preparado para alçar novos voos.
Com nova perspectiva, Agnelo veio para o AVANTE em um projeto que vai além da própria filiação, porquanto, entende -se que o partidos abre as portas da política baiana para novas possibilidades e o AVANTE chega para abraçar lideranças como Agnelo que deve ser reconhecido pelo importante papel desenvolvido como gestor; pelo homem público que se tornou, e sobretudo pelo líder que tem a força do seu povo, que, acreditou e acredita em sua liderança para construir novos caminhos.