Antonio Marcos Nunes
Ator Paulo Gustavo está em estado crítico em UTI por conta do covid

Desde o dia 13 de março, o ator e humorista Paulo Gustavo, que deu vida a personagem 'Dona Hermínia' no filme MINHA MÃE É UMA PEÇA, está internado em hospital no Rio de Janeiro, após o diagnóstico de covid-19. O ator está intubado desde o dia 21 de março.
O último comunicado sobre o estado de saúde de Paulo Gustavo, buplicado num boletim, no domingo (11), informa que a situação dele se agravou e está em nível crítico.
"A situação clínica do paciente é crítica e todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação", diz a nota publicada neste domingo (11), no Instagram.
Com diversas complicações pulmonares, já demandaram no ator procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares.
"Às fístulas bronco-pleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários", explica a nota.
O ator teve sinais de melhora, no entanto, o estado do ator evoluiu para a piora e o agravamento do quadro clínico. Em função das complicações, ele respira no momento com a ajuda de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea), máquina que oxigena o sangue fora do corpo, um pulmão artificial que mantém o paciente vivo.