top of page

NOS ACOMPANHE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • TikTok
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Foto do escritorRedação

BR 101 próximo a Itamaraju terá ponte móvel em estrutura metálica instalada pelo exército

Atualizado: 31 de dez. de 2022


 


 

Às fortes chuvas que vem castigando o extremo sul da Bahia e o extremo norte do Espírito Santo, deixaram interditado totalmente a BR-101 no Km-817, na cidade de Itamaraju, em um ponto de saída para Teixeira de Freitas. No local, na madrugada do último dia 22 de dezembro, a pista cedeu por inteira e abriu uma gigante cratera no asfalto, onde ninguém vai, ninguém vem. A solução para quem está do lado de Itamaraju é utilizar a BA-489 em direção ao Prado, depois acessar a BA-001 em direção a Alcobaça e depois subir pela BA-290 até Teixeira de Freitas ou fazer o percurso inverso.


 


 

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que será necessária a reconstrução do aterro em decorrência dos danos causados pelas chuvas intensas e trata-se de uma obra que demanda no mínimo de dois a três meses de trabalho. Mas além disso, o DNIT por meio da empresa supervisora contratada, também informou que está providenciando um projeto de recuperação desse ponto, onde são necessários um estudo da bacia hidrográfica e o redimensionamento de uma nova galeria no local.

Mas para solucionar o problema de imediato, está sendo providenciada junto ao Exército Brasileiro uma ponte móvel metálica, denominada Ponte Bailey, com extensão de 40 metros e capacidade de 35 toneladas ou 12 toneladas/eixo, que está seno transportada do Rio de Janeiro, que suporta a passagem de um veículo por vez e ficará instalada no local durante um período de 90 dias, que será o prazo necessário para a recuperação total do ponto danificado no Km-817 em Itamaraju. O intuito é que o Exército Brasileiro providencie o início dos trabalhos de instalação da ponte metálica para que possa abrir passagem do trânsito de veículos e paralelo a operação, se recomece também as obras de reconstrução do trecho destruído pelas chuvas.



Para quem está usando o desvio pelo Prado, é bom saber que veículos pesados estão proibidos utilizar o trecho desde a manhã do último dia 23 de dezembro, quando a Prefeitura Municipal de Itamaraju anunciou a interdição da ponte sobre o Rio do Ouro, no bairro Primavera, na zona leste da cidade. A ponte sofreu empenamento na sua estrutura por causa da força da água e só está permitindo ainda, a passagem de veículos de passeios, ônibus e caminhões ¾. Ou seja, o tráfego para carretas e caminhões pesados está interditado. Os veículos cargueiros chegando do Sudeste com viagens para o Nordeste precisarão se utilizar da BR-116 por Minas Gerais.


Por Txeixeiranews

Comments


Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
PC CA.png
bottom of page