A polícia Militar acompanhada por um oficial de justiça fez cumprir na manhã de sábado, dia 11 de fevereiro de 2023, ordem judicial, determinando a desocupação da sede da prefeitura de Santa Cruz Cabrália. na Costa do Descobrimento, Extremo Sul baiano. Com dois ônibus, uma vasculhante, disponibilizados pela prefeitura, os assentados ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que, desde segunda-feira (06), ocuparam as dependências da sede da administração direta do município, causando o emperramento das atividades administrativas, com prejuízo de 05 dias à gestão pública, foram retirados pela polícia e recambiados para o destino de origem, aos assentamentos na zona rural.
Não houve resistência
Com a ação das forças polícias, (sem haver resistência), porquanto os líderes do movimento já haviam evadido-se do do local muito antes da chegada da PM, deixando para trás os idosos e as mulheres na sede da prefeitura, que foram de pronto, embarcados nos ônibus e na vasculhante seus apetrechos, como fogão, colchões e outros itens, sendo transportados em segurança até os assentamentos.
Os lideres evadiram-se do local, muito antes da chegada das forças policiais
Chamou atenção de todos, o fato das lideranças que causaram a ocupação terem batido em retirada e deixado as mulheres e os idoso na sede da prefeitura, num ato de desdém com as pessoas sob o comando dos pseudo líderes, bem diferente do que se viu quando marcharam para tomarem posse da sede do governo municipal na segunda-feira passada.
A Assessoria de Imprensa falou
Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura, o prefeito Agnelo deverá marcar uma agenda para discutir as possíveis pautas dos assentados, num ambiente respeitoso e sem a ingerência de indivíduos que queiram tirar proveito político e causar tumulto com as demandas e o com a causa dos assentados. A assessoria ainda pontua, que nenhum serviço da gestão municipal ofertado aos assentamentos foi interrompido ou suspenso, e que, a gestão municipal entende a real situação das estrada vicinais do município, e que é preciso a compreensão de todos, tendo em vista que em toda zona rural houve prejuízo por conta da mobilidade, diante do estrago causado pelas chuvas, e que apesar de todos os esforços, a extensão rural de Cabrália acaba por demandar mais tempo em sua recuperação.
Decisão Judicial
Vídeo
Comments