Antonio Marcos Nunes
Eunápolis - Baixo aprendizado e o prejuízo para o futuro, IDEB de Eunápolis é preocupante

O Índice da Educação Básica medido na cidade de Eunápolis, tendo como ano base 2021, revelam um quadro extremamente preocupante na qualidade do ensino que é oferecido aos alunos da rede pública municipal.
A grande preocupação está na plataforma educacional, onde o objeto de avaliação motora, é justamente o educador, que deve está preparado em todos os aspectos para transferir conhecimento. Mas, como diagnosticar um problema tão sério, que por certo afetará toda uma geração de alunos, que sofrerão a penalidade com o baixo rendimento e uma mal formação educacional, justamente onde toda cadeia do conhecimento começa, na educação básica.
Somado a todo esse cenário catastrófico; com os dois anos da pandemia e agora uma greve que se arrasta a mais de 100 dias na rede municipal de ensino, deflagrada pelo sindicato da categoria (APLB), que se mantém irredutível, apesar de um pacote de vantagens e direitos conquistados na gestão, Cordélia Torres, que estavam na gaveta há anos, travados por ex-prefeitos, o IDEB na cidade deve ter índice com número mais negativo ainda.
Veja os indicadores, segundo dados do IBGE, tendo como ano base 2021
IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) [2019]
4,5
IDEB – Anos finais do ensino fundamental (Rede pública) [2019]
3,6
Matrículas no ensino fundamental [2021]
18.000 matrículas
Docentes no ensino fundamental [2021]
786 docentes
Número de estabelecimentos de ensino fundamental [2021]
47 escolas