A câmara Municipal de Vereadores de Eunápolis puxou literalmente o freio de mão do executivo municipal em nome do controle orçamentário.
Presidente da câmara, Jorge Maecio, e os vereadores. Pedro Queiroz e Renato Bromochenkel falaram ao cdn24horas.com
Na sessão da manhã desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de Vereadores de Eunápolis derrubou a proposta do executivo municipal que pedia 100% para remanejar recursos públicos como bem entendesse entra as pasta. A câmara concedeu apenas 10%.
O que significa isso
Na prática, os edis mostraram, em tese, que os valores deve ter consulta na Casa de Leis para então ser liberado possíveis remanejamentos. É bom que se entenda que uma das atribuições do legislativo é justamente ter ciência prévia das ações da gestão no que tange aos recursos orçamentários, primando pela transparência, legalidade e boa aplicação dos dinheiro público.
Ao conceder os 10%, os pares da câmara deram um sinal positivo para a sociedade e enviou um recado para a gestão que não aceitam o "tudo pode", sem antes ouvir e considerar a importância dos vereadores na governabilidade.

Taxa do Lixo
Na mesma sessão foi retirada da pauta, o projeto de taxação do Lixo, que designa para o contribuinte municipal pagar pela coleta do lixo urbano.
A líder do governa na Câmara, a vereadora Carmen Lúcia, foi a tribuna e leu uma mensagem da gestora da cidade, onde a edil confirmou a declínio da gestão na tramitação do projeto que taxa a coleta do lixo.
Vereadores atribuem o declínio do governo a certeza que a Casa de Leis não aprovaria, diante da realidade vivida pela maioria dos moradores, sobretudo os mais pobres que vivem na periferia.