O grande número de pré-candidatos a prefeito de Cabrália para o pleito 2024 deve começar a ter suas baixas à partir deste mês de março, e um dos primeiros a "jogar a toalha" foi Hélio de Paula. Com o agravante do anúncio que, Jânio Natal, seu líder político irá apoiar a presidente da câmara, Soraia da Saúde, na corrida a prefeitura da cidade, caberá a Hélio sair pela tangente.
Com mais de sete nomes que já anunciaram que pretendem concorrer nas próximas eleições, o ambiente político só serve para favorecer o prefeito na eleição do seu indicado. A falta de entendimento nas correntes de oposição acaba por ajudar quem está no poder, apesar da desastrosa gestão de Agnelo e sua alta rejeição, no entanto a matemática é simples, quanto mais se divide a oposição se fortalece a situação, embora o núcleo político do prefeito não exista mais, afinal peças importantes já se afastaram de Agnelo após o episódio da tal lista que apontava cinco prováveis nomes que dali sairia o indicado do prefeito, entretanto, o nome não saiu da tal lista, antes foi apontado como pré-candidato o secretário de educação, Izael Gomes, motivo que causou a ruptura com aliados do prefeito, que lançaram candidaturas à revelia do gestor, como a presidente do legislativo, Soraia; o empresário, Nelson Costa; o vice-prefeito Carlos Lero já havia se afastado muito antes do anúncio e se declarado candidato independente. Peças chaves ligadas a Agnelo que assumiram durante os anos que esteve no poder papel de destaque na política cabraliense, a exemplo do secretário de gabinete, Dal, e o vereador, Horácio e outras lideranças, foram praticamente enxotados por Agnelo por apoiarem o nome de Lero para a sucessão municipal.
Noutro fronte, aparece Aziz Ramos, que empresta sua experiência para jogar luz no processo político cabraliense e seu nome foi o primeiro a aparecer no cenário com pretensões a vir candidato este ano ao executivo municipal. Um nome que do nada, após anunciar aos quatro ventos lá atrás que nem a vereador viria mais candidato, eis que Girlei Lage se lança também pré-candidato a prefeito e na leva a filha de Baiano agora aparece no bote e diz ser outra candidata; sabemos que nessa farra muitos querem virar vitrine para comporem com alguém, é o caso de Girlei e Cida, que sem nenhuma chance de eleição, entram no baralho para servir de carta na manga.
O que se aprende neste momento na política de Cabrália é a máxima: "O barco só chega ao cais se todos remarem na mesma direção!..."