BANNER-INTERNET-728-x-90.gif
Leia Também
  • Antonio Marcos Nunes

Francisqueto - Prefeito de Itabela supera expectativa e reajusta salário dos professores em 33,50%

Reajuste dado pelo prefeito a professores de Itabela é maior que o piso estipulado pelo Governo Federal

 

Professores da rede municipal de ensino de Itabela foram surpreendidos pelo prefeito da cidade, Luciano Francisqueto (republicanos), que anunciou no final da tarde de quinta-feira (17) o reajuste do piso salarial para a categoria, maior que o nacional, estipulado pelo governo federal em 33,24%, enquanto que, educadores de Itabela tiveram o reajuste em 33,50%. A decisão foi divulgada após reunião com as secretarias de Educação, Finanças, Contabilidade e a Procuradoria-Geral do Município, ocorrida pouco antes do anúncio.


Logo após ter sido sancionado pelo governo federal em janeiro o percentual do novo piso nacional do magistério em 33,24%, o prefeito, Luciano Francisqueto, ordenou que fosse feito um estudo técnico, afim de viabilizar o reajuste para os educadores itabelenses. Após análise, Francisqueto, foi além de qualquer expectativa da categoria, e estabeleceu o percentual do reajuste em 33,50% para os professores de Itabela , superando o percentual de reajuste do governo federal.


“Juntamente com toda a minha equipe técnica, debatemos de que forma o aumento iria impactar a folha do município. Mas, com muita administração, responsabilidade e compromisso que temos com a classe dos professores, conseguimos chegar ao resultado, e ainda melhor, vamos pagar 33,50%, complementando o piso com recursos próprios", frisou o prefeito.

Para que o pagamento seja efetuado ainda no mês de março, o gestor vai encaminhar o projeto de lei municipal para a Câmara de Vereadores em regime de urgência, para que seja analisado e votado pela casa legislativa. Sendo aprovado, o reajuste entrará em vigor no município já nos próximos dias.


Reconhecido pelos educadores por sua atuação em valorizar a educação num todo, Francisqueto, tomou a decisão entendendo a importância de se reconhecer o papel do Mestre Educador, que devota todo seu tempo em formar cidadãos, e destacou que a decisão do governo municipal é uma política da gestão para cumprir com os direitos dos professores e manter a valorização da categoria, prática que já acontece em seu governo desde o início da sua primeira gestão.


“Esse é o reconhecimento do esforço e empenho dos nossos professores, que merecem ser constantemente valorizados, algo que viemos demonstrando desde o início da nossa gestão, e não seria diferente com o reajuste do piso nacional. Itabela vai avançar cada vez mais na educação pública municipal, o que vai refletir positivamente para o serviço prestado aos nossos estudantes, que são o futuro do nosso município”, afirmou Francisqueto.

Vale lembrar que Luciano Francisqueto reaparelhou toda rede municipal de ensino, revolucionando a educação municipal em Itabela, com a construção de escolas, entre elas as Escolas Modelo, na sede e no distrito de Monte Pascoal, ainda, reformas completa e ampliação de outras unidades de ensino, também, mobiliário e equipamentos.