BANNER-INTERNET-728-x-90.gif
Leia Também
  • Antonio Marcos Nunes

Investimento público torna Itabela como cidade referência em gestão pública na Bahia

Todos os setores da administração pública foram contemplados pela gestão.
 
Praça do Café - Obra inaugurada em fevereiro deste ano

O município de Itabela, com uma população estimada em 30.901 pessoas (IBGE para 2021), situado no Extremo Sul da Bahia, a 640 KM da capital, Salvador, é visto como modelo de gestão e empreendedorismo público. A cidade que enfrenta os mesmos desafios dos municípios de pequeno porte (1.6) soube lidar com as dificuldades e avançou na qualidade de vida de sua gente.


Emancipada em 1989, Itabela era mais um município baiano sem maiores expectativas para o futuro, com graves problemas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana. A realidade de Itabela teve sua trajetória mudada, graça ao empreendedorismo público adotado pela administração municipal, começando o novo ciclo de gestão à partir do ano de 2017.


O prefeito da cidade, Luciano Francisqueto (REPUBLICANOS), assumiu a gestão municipal em janeiro de 2017, dando início ao processo de mudança que revolucionou a administração do município, com o mais arrojado programa de EMPREENDEDORISMO PÚBLICO do Extremo Sul baiano.


Prédios públicos completamente depredados foram reconstruídos ou amplamente reformados, a exemplo da sede da prefeitura.

Novas edificações, como:

  • Construção de Colégios padrão FNDE e reforma completa da várias outras unidades de ensino;

  • calçamento de ruas e avenidas;

  • Construção e reforma de postos de saúde;

  • ampla reforma e construção do Centro Cirúrgico do hospital Frei Ricardo, com aquisição de novos equipamentos;

  • construção de novas praças de lazer e reforma das já existentes;

  • ampla requalificação no sistema de iluminação pública;

  • A ação direta do prefeito, intervindo junto ao governo do Estado, resultando na reforma estrutural da BA 283, que liga Itabela e Guaratinga ao norte do Estado de Minas Gerais.


Com diretrizes de governança estabelecidas, a gestão avançou para humanizar a atuação do poder público; estabelecendo entre as boas práticas do servidor, o respeito com o cidadão, impondo normas e práticas no governo Francisqueto que são excelência no atendimento aos itabelenses, em toda amplitude da máquina pública, ou seja, desde a limpeza das ruas, ao atendimento médico nas unidades de saúde - todos com o dever de contribuir com o melhor para a população.


Dentro do programa de EMPREENDEDORISMO PÚBLICO foi estabelecido o olhar da gestão para a valorização dos servidores públicos municipais, em todos os campos e atuação profissional.


A evidente transformação da cidade, num curto período de 63 meses, deu a Itabela visibilidade em toda Bahia, e destacou a gestão do prefeito Luciano Francisqueto com grande notoriedade, diante das obras e realizações. Com o bom uso dos recursos públicos, muita coisa foi realizada em Itabela, e ainda muito está sendo feito.



Novo Empreendimento Público investirá 5 Milhões de Reais

A BR101 será reestruturada e receberá iluminação de LED

Na manhã de quarta-feira (16), o prefeito assinou ordem de serviço da obra de reestruturação e iluminação do perímetro urbano da BR 101 em Itabela, orçado em R$ 4.955.000,00 (Quatro Milhões Novecentos e Cinquenta e Cinco Mil Reais) provenientes de recursos próprios. Com a assinatura, a empresa que venceu o processo licitatório está autorizada a iniciar o serviço.


A BR cruza a cidade e será totalmente reestruturada

O projeto estima a implantação de aproximadamente 1.700 metros de iluminação em LED na rodovia, além de contar com uma reestruturação completa, com novas escadarias, corrimão, rampas com acessibilidade, revitalização de passeios, pista de caminhada, ponto de ônibus, academia de saúde, área de convivência e paisagismo.


Surpresa Boa


Professores da rede municipal de ensino de Itabela foram surpreendidos pelo prefeito, que anunciou no final da tarde de quinta-feira (17) o reajuste do piso salarial para a categoria, maior que o nacional, estipulado pelo governo federal em 33,24%, enquanto que, educadores de Itabela tiveram o reajuste em 33,50%. A decisão foi divulgada após reunião com as secretarias de Educação, Finanças, Contabilidade e a Procuradoria-Geral do Município, ocorrida pouco antes do anúncio.

Os investimentos públicos na cidade de Itabela durante os 63 meses de gestão Francisqueto chegam a ordem de mais de 40 milhões de reais, em toda órbita da gestão, valorizando o servidor, melhorando a qualidade de vida da população, promovendo saúde, educação e ações de governança que deram ao município o título de "cidade boa pra se viver".