top of page
  • Foto do escritorRedação

Itabela realiza mutirão contra hepatite no Julho amarelo


O JULHO AMARELO é uma campanha de conscientização sobre as hepatites virais promovida em todo país pelo Ministério da Saúde, focada em conscientizar a população sobre estas doenças.


Em Itabela a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido diversas ações por todo o município para divulgar a campanha, e nesta quinta-feira, (27), as equipes do CTA/SAE em parceria com os PSF’s Ubirajara Brito e Pereirão realizaram uma ação na Praça Moacir Francisqueto, popularmente conhecida como “Praça do Baraozinho”, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e também medidas de prevenção para combater a doença.


Durante a ação, as equipes de saúde presente também realizaram testes rápidos para diagnóstico de Hepatite “B”, “C”, Sífilis, HIV, além da distribuição de Preservativos, Vacinação de COVID-19 e Influenza.


De acordo com a Secretaria de Saúde Wadla Casiano a realização das campanhas ajuda a alcançar mais pacientes devido ao atendimento dinâmico e rápido, trazendo resultados positivos na conscientização e combate às hepatites dentro do município.


As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.






ASCOM

Comments


NOS ACOMPANHE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • TikTok
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Whatsapp
  • Telegram

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
IMG_6502.gif
PC CA.png
bottom of page