Hoje com 54 anos, comecei na política aos 18, e de lá pra cá nestes 34 anos de vida pública vi muita coisa mudar, mas uma nunca muda, a ciumeira e o domínio de território no início de governo, brotando as tais "patotas". É um fenômeno que existe a partir do momento que uma nova gestão se inicia.
Existe aquela turma do "pacotinho"; que o fulano é chagado de beltrano e criam-se os grupinhos, dando origem a essa praga na política, chamada "patota", que no amanhã acabam sentenciando a reeleição de um prefeito ou prefeita - olha o que estou falando, já vi muito isso acontecer!
Mas vamos lá...
Os tais patoteiros vivem de burlar o jogo, com atos dirigidos para beneficiar uns em detrimentos de outros - coisa imbecil mesmo!, daí agem para boicotar aqui e ali e assim acabam por dificultar o que já está difícil, ou seja são uma pedra de tropeça na funcionalidade da máquina, coisa que normalmente é feito por aqueles que não têm a competência comprovada e precisam de auto-afirmação, simplesmente por pura vaidade, algo de quem ainda não sabe o quê realmente é a arte de fazer política.
Como disse, e não abro mão disso, o tempo te obriga a fazer doutorado, quer queira ou não, assim sendo, o tempo fez da minha geração, a turma que já sabe o que é política há muito tempo, ou seja a mais de três décadas; sabemos que o início de um governo tem dessas coisas, mas com o andar da carruagem os amontoadinho são fadados a navalhada, afinal, quem está no poder, uma hora ou outra precisará fazer a barba...
Sabe de nada inocente!