top of page
  • Foto do escritorRedação

Operação ‘Unum Corpus’| Ex-prefeito de Itapebi está foragido por morte do vereador Giba há 28 anos


policia civil unum corpus
Foto: Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Na manhã de terça-feira, dia 12, foi deflagrada a 11ª Fase da Operação Unum Corpus destinada à prisão de envolvidos em crimes de homícidio, contra o patrimônio e integrantes de facções criminosas, com ações em mais de 400 municípios em toda Bahia, com centenas de mandatos judiciais para serem cumpridos pela polícia civil.


Nos meses de março, junho e outubro de 2023 as operações já haviam detido 650 pessoas na operação, totalizando até a 10ª fase mais de 1.100 pessoas presas pelo DEPIN (Departamento de Polícia do Interior).


Entre os mandados de prisão expedidos está o do ex-prefeito de Itapebi, Esmeraldo Costa Santos. A polícia foi à sua captura em sua residência na Avenida Othon Cachoeira, no centro da cidade de Itapebi, na tarde de terça-feira (12), no entanto o condenado pela morte do vereador Gilberto Rodrigues Esteves, conhecido como Giba, não foi encontrado. O homicídio ocorreu de forma cruel no ano de 1995, quando Giba exercícia mandato de vereador e estava como presidente da câmara e Esmeraldo Costa Santos estava como prefeito da cidade.


Entenda o caso

O crime aconteceu na noite de 11 de junho de 1995, no Clube Social, localizado, na Cidade Histórica “Cidade Baixa”, onde acontecia uma festa.  Giba foi alvejado na cabeça e teve morte instantânea. A morte do vereador teve repercussão em toda Bahia, e estava no rol dos insolúveis. O processo se arrastava há 20 anos, e somente na madrugada do dia10/07/2014, no Salão do Júri, do Fórum Mário Albiani, na cidade de Eunápolis, os envolvidos sentaram-se no banco dos réus com a condenação do ex-prefeito de Itapebi, Esmeraldo Costa Santos, a 14 anos de prisão em regime fechado, a ser cumprido no Conjunto Penal de Eunápolis. Os dois acusados que foram julgados no mesmo júri eram Policiais Militares, um foi absolvido e o outro recorreu da decisão e continua em liberdade.


unum corpus
Foto: Ascom/Polícia Civil

Nas dez etapas da Unum Corpus, em outros municípios baianos, os agentes também cumpriram mais de 1.800 mandados de busca, apreenderam mais de meia tonelada de drogas e retiraram de circulação 267 armas de fogo. Além disso, mais de 70 veículos utilizados em crimes ou com restrição de furto e roubo foram apreendidos.

Comments


NOS ACOMPANHE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • TikTok
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Whatsapp
  • Telegram

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
IMG_6502.gif
PC CA.png
bottom of page