top of page
CDN 24H 300X250.png
  • Foto do escritorRedação

Porto Seguro, Belmonte e Alcobaça são os piores indicadores de saúde no Extremo Sul baiano


Os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Alcobaça são os piores no cumprimento das metas dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil na análise dos extratos de desempenho dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023. Avaliação negativa deixa cidades são receber fatia de recursos para ajudar custeios da atenção básica.


Na prática, os municípios mais bem colocados que são Caravelas, Mucuri e Vereda serão premiados com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária. Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, um modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa.


Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.


Nas últimas avaliações do Ministério de Saúde, o município de Mucuri chegou alcançar o topo do ranking da saúde pública no extremo sul da Bahia nos dois primeiros quadrimestres de 2022. E por meio da avaliação do último quadrimestre do ano passado e do primeiro quadrimestre deste ano, se mantém em 2023, como segundo município da região mais bem posicionado no ranking da saúde pública.


Dentre os 417 municípios baianos, Caravelas é o 26º lugar, Mucuri é o 29º lugar. O grande avanço nesta nova posição foi Vereda que saiu do 198º lugar no Estado para o 31º no ranking do resultado Previne Brasil na Bahia, saindo do 10º lugar no campo regional para a 3ª colocação dentre os 21 municípios do extremo sul. Na análise dos extratos de desempenho, os municípios de Caravelas, Mucuri e Vereda alcançaram na região dos 21 municípios do extremo sul da Bahia, pontuações acima das metas estabelecidas, ganhando destaque na macrorregião e no estado da Bahia.


RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

1° Caravelas

2° Mucuri

3º Vereda

4º Itagimirim

5º Ibirapuã

6° Lajedão

7º Guaratinga

8º Nova Viçosa

9° Itanhém

10° Prado

11º Jucuruçu

12º Medeiros Neto

13º Itapebi

14º Itabela

15º Eunápolis

16º Santa Cruz Cabrália

17º Teixeira de Freitas

18º Itamaraju

19° Alcobaça

20º Belmonte

21º Porto Seguro


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Nos siga nas redes sociais.
Curta, comente e compartilhe!

Role para baixo e veja abaixo mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00.JPG
728x90-min.gif
Veja Também
PC CA.png
bottom of page