BANNER-INTERNET-728-x-90.gif
Leia Também
  • Antonio Marcos Nunes

Próximo dos 100% - Eunápolis vacinou idosos acima de 75 anos no fim de semana


91,64% é a atual cobertura da primeira dose da vacinação contra Covid-19 nos idosos acima de 75 anos. O resultado é fruto da campanha realizada neste sábado, 20 de março. Desde cedo, às 07h, idosos e seus responsáveis recebiam as senhas, eram chamados pela respectiva numeração e os cadastros contendo toda a documentação necessária eram feitos pelas equipes da secretaria de Saúde de Eunápolis. A aplicação dos imunizantes iniciou-se, a partir das 08h, em nove unidades básicas de Saúde (UBS) do município: Dinah Borges, José Ramos (Centro), Osvaldo Melo (Urbis II), Minas Gerais, Antônio Lima (Pequi), Moisés Reis, Lourdes Seixas (Antares), Wanderley Nascimento (Juca Rosa) e Walda Moura (Alecrim I).


918 doses da CoronaVac e 5 horas depois a vacinação foi encerrada, às 13h. As doses seguiam conforme quantitativo recebido e o serviço foi interrompido justamente quando se alcançou o limite disponível de imunizantes. Durante a espera, álcool 70% foi borrifado nas mãos de todos os presentes, que ainda respeitaram distanciamento mínimo de 1,5m e fizeram uso obrigatório de máscara.


A campanha organizada registrou ainda profissionais devidamente equipados para o atendimento, fiscais controlando o fluxo de pessoas nos estabelecimentos, a fim de evitar aglomerações, além do importante apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizou ronda em todos os postos credenciados para a vacinação. Idosos com dificuldade de locomoção foram imunizados no próprio automóvel, via sistema drive thru. Os pontos com maior procura foram, pela ordem, os do Juca Rosa, Antônio Lima, no Pequi, e Dinah Borges.


Agora, segundo Plano Nacional Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 a segunda dose deve ser aplicada em até 28 dias e o Município de Eunápolis depende do recebimento dos imunizantes distribuídos pela secretaria estadual de Saúde (Sesab), cumprindo assim a ordem de prioridade, com base técnica e minuciosa nos requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial de Saúde (OMS).