Jornalismo
Prefeito Agnelo festeja licitação da construção do Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento
Atualizado: 17 de mai.
Prefeito desde 2017, esteve envolvido no projeto

O governo do estado, através da Secretária de Infraestrutura, divulgou o aviso de licitação/concorrência número 007/2023 tornando público o edital e anexo para execução das obras do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, que será um dos maiores investimentos público-privado já feitos na Bahia no setor aeroportuário, com aporte bilionário; orçado em cerca de 7,6 bi, a obra na sua fase de implementação irá gerar milhares de empregos, em cinco anos de obras do equipamento. O novo aeroporto será instalado em território do município de Santa Cruz Cabrália, e tem a meta de receber cerca de quatro milhões de passageiros/ano.

A partir do dia 18 de maio, quinta-feira, o edital e o anexo poderão ser obtidos no site http://www.infraestrutura.ba.gov.br/ (menu editais). O recebimento das propostas será no dia 18 de julho, das 9h às 12h, com o critério de julgamento “menor contraprestação pública a ser paga pelo poder concedente”.

O aeroporto será construído por meio de parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, da execução das obras e serviços necessários à adequação, operação, manutenção, administração e exploração temporária do atual Aeroporto Internacional de Porto Seguro, conjugada com a construção, operação, manutenção, administração e exploração do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, que ficará no município de Santa Cruz Cabrália.
De acordo com o Secretário Municipal de Turismo de Cabrália, Paulo César Magalhães, trata-se de mais um grande passo rumo à concretização desse projeto que irá revolucionar o turismo na cidade. “O turismo será impactado de forma muito positiva com o novo aeroporto, possibilitando que Cabrália se torne a bola da vez do turismo na Bahia”, afirmou.
Na foto, prefeito Agnelo representando os interesses de Cabrália e da Costa do Descobrimento na Bovespa

O Prefeito Agnelo Santos ressaltou que é a realização de um grande sonho de toda a população, com mais investimentos na cidade, geração de emprego, renda e melhorias de grandes proporções no turismo. “Inicialmente, o equipamento tem a previsão de receber em torno de quatro milhões de passageiros por ano, com investimentos de mais de R$ 7,6 bilhões”, informou o gestor municipal.
O gestor cabraliense, Agnelo Santos, sempre esteve envolvido diretamente na conquista do empreendimento, com alinhamentos com o grupo de empresários alemães em 2017 já prevendo o projeto que possibilitaria atrair mais turistas para Cabrália do mundo todo. A dificuldade seria o aeroporto, daí em conversas com o então governador, Rui Costa, hoje Ministro da Casa Civil, Agnelo buscou apoio para a efetiva realização da obra em diversas reuniões na capital baiana com o governador; imbuído que o projeto alavancasse esteve com o ex-secretário da SEINFRA, Marcus Cavalcanti, estudando viabilidades para que o novo aeroporto se tornasse uma realidade. Agnelo, esteve acompanhando o passo-a-passo desde o início, inclusive estando no evento de lançamento da obras, na Bolsa de Valores de São Paulo em 29 de novembro de 2022.