Segundo publicação do site via41 (veja aqui), mais uma vez as ruas da cidade de Eunápolis amanheceram tomadas pelo lixo, por falta de coleta regular. Curiosamente, um projeto da prefeitura que tramita na câmara municipal de vereadores, visa repassar para o contribuinte a cobrança pela coleta (taxa do lixo).
Ainda na reportagem do via41, a prefeitura de Eunápolis, poderá ter um gasto com apenas dois contratos, na ordem de Dois Milhões de Reais, Um Milhão seria destinado para a decoração de natal e mais Um Milhão para uma biblioteca digital; no entanto, em ato recente o município decretou Estado de Emergência, alegando como causa as consequências danosas das chuvas na estrutura urbana. O site ainda cita projetos que também estão na câmara municipal para reajuste de impostos, que oneram o bolso do cidadão eunapolitano, que são: taxa de iluminação, IPTU, valor venal dos imóveis, tributos.
O que diz a prefeitura
Sobre a coleta de Lixo - Em ligação para o secretário da pasta de Serviços Públicos, o secretário, Carlos Ferreira, informou a nossa reportagem que o problema seria a o estado da estrada entre a BR 367 e o destino final do lixo no aterro onde ocorre o descarte; ele alega que em função das chuvas o trânsito com os caminhões coletores foi dificultado. Vale lembrar que outros municípios também fazem o descarte no mesmo aterro e não deixaram de recolher o lixo nas cidades.
Sobre os contratos - O secretário da pasta de governo, Osvaldo Soares, disse a reportagem do cdn24horas, que os gastos citados estão previstos no orçamento, e ainda, segundo Soares, quando questionado por nossa reportagem sobre a possibilidade de um possível cancelamento do evento natalino, em face do decreto de emergência para cuidar da cidade, o mesmo disse que o decreto foi posterior aos eventos climáticos, e que já há todo um planejamento para o natal em Eunápolis. Vale lembrar que a importância do natal para um município deve ser reflexo dos investimentos públicos para melhorar a vida das pessoas.
Comments