O calor intenso que vem assolando o país e a possibilidade de temporais no final de 2023 e início de 2024 são a via de mão dupla da realidade que vivem as cidades da Costa do Descobrimento. As duas cidades que mais ganham com a alta temperatura são os municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, que surfam na onda do calor, aquecendo sua economia, no entanto, quando grandes temporais a exemplo do que já vem ocorrendo nos últimos anos chegam, destroem a infraestrutura urbana, alagando ruas, deixando moradores desalojados ou desabrigados, gerando um caos sem precedentes para a população.
Vale ressaltar que em Santa Cruz Cabrália, já são quase oito meses em que uma importante ponte interligando a região central da cidade continua destruída, além de ruas, avenidas e bairros que sentem o reflexo da falta de ação do poder público na recuperação de tudo que foi destruído há mais de 240 dias.
A falta de uma política pública séria e comprometida com a realização de obras estruturantes que evitem o caos provocado pelas previsíveis chuvas torrenciais que se precipitam praticamente todos os anos na região acaba por deixar a população refém da sorte.