O vírus de Marburg é um primo do ebola e transmitido por morcegos. Detectado inicialmente na Alemanha em 1967, ele é altamente infeccioso e tem uma taxa de letalidade altíssima, de até 88%.
Na segunda-feira (13), autoridades de saúde da Guiné Equatorial confirmaram o primeiro surto do vírus. No mesmo dia da confirmação, o governo de Camarões detectou dois casos suspeitos do vírus em uma região da fronteira com a Guiné Equatorial.
Apesar da virulência, não é preciso ficar alarmado diante da situação, pois o risco de o vírus se espalhar pelo mundo, incluindo o Brasil, é baixo. Ainda não há vacina ou medicamento específico para o vírus. Após ser identificado na Alemanha na década de 1960, outros surtos e casos esporádicos do vírus foram notificados na África – nenhum no Brasil.
Esse vírus foi documentado pela primeira vez em 1967 na Alemanha, mas é uma infecção importada da África, principalmente em países como Uganda, Guiné Equatorial, Camarões, países do centro do continente.
Disse — Alexandre Naime Barbosa, pesquisador da Unesp e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)
O vírus de Marburg é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) e se espalha através do contato direto com os fluídos corporais de pessoas, superfícies e materiais infectados.
A doença é grave e, muitas vezes, fatal. De acordo com a OMS, tem um período de incubação de 2 a 21 dias. O diagnóstico não é fácil, porque muitos dos sintomas são semelhantes a outras doenças infecciosas ou febres hemorrágicas virais. Entre os sintomas estão:
febre;
dor de cabeça;
dores musculares;
fadiga;
vômito com sangue;
diarreia.
Bình luận