BANNER-INTERNET-728-x-90.gif
Leia Também
  • Antonio Marcos Nunes

Vereadores cobram construção da praça da Urbis, o primeiro bairro de Eunápolis


De autoria do vereador Jorge Maécio (PP), foi apresentado e aprovado, em sessão ordinária da Câmara de Eunápolis (04/02), o requerimento número 02/2021, solicitando a construção da Praça da Urbis II. De acordo com o autor da proposição, os recursos viriam do orçamento do município, por meio de destinação de recursos próprios.

A indicação recebeu o apoio e a adesão de Pedro Queiroz, do Solidariedade, que junto com Jorge Maécio, é morador da Urbis II e usou a tribuna para sugerir que a nova praça receba o nome do desportista Hélio da Silva Freire.


UM POUCO DE HISTÓRIA

Inaugurado em 31 de maio do ano de 1986, pelo governador João Durval Carneiro, a pedido do então prefeito de Santa Cruz Cabrália, Arnaldo de Moura Guerrieri, visto que naquele ano Eunápolis ainda era um povoado com território dividido entre Cabrália e Porto Seguro, este foi o primeiro bairro de Eunápolis, criado antes até da emancipação do município (1988).

A palavra URBIS é originária do latim e significa Cidade. O nome do Bairro deve-se à sigla Habitação e Urbanização da Bahia S.A. (URBIS) que era o instituto que promoveu, nas décadas de 70 e 80, a construção de conjuntos habitacionais financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), via Banco Nacional da Habitação (BNH).

Contudo, o verdadeiro nome do conglomerado habitacional Urbis I é Conjunto Habitacional Arnaldo Pereira. Ao longo do tempo, o bairro começou a ser chamado de Urbis I e Urbis II e depois ficou assim dividido.


ASCOM Câmara Municipal Eunápolis