Foto que circula nas redes sociais de encontro em sua casa, na quarta-feira, dia 15, entre o prefeito de Cabrália, Agnelo Santos (AVANTE) e o pré candidato a prefeito da cidade, Hélio de Paula (PP), já dão o indicativo do rumo que o jogo político deve tomar no município praiano.
Ausente das demandas da cidade por mais de 10 anos, o homem de confiança de Jânio Natal (PL), Hélio de Paula, segundo fontes deve ser o candidato de Agnelo em 2024 na sucessão municipal em Cabrália.
A trama política
Agnelo alimentou a esperança de vários de seus aliados fiéis que alguém do seu grupo seria o candidato a sucessão municipal (depois de pesquisa), situação que lançou em campo pessoas de sua confiança, a exemplo da presidente da câmara, Soraia da saúde; o secretário Fernando Ricaldi; o empreiteiro Nelson Costa; o vereador Luciano Monteiro e seu vice-prefeito Carlos Lero, mas pelo andar da carruagem a turma toda vai ter BOLA NAS COSTAS, e, como cala-boca o que se comenta nos bastidores é que o entusiasmado Fernando Ricaldi que seria o nome mais forte da lista de Agnelo teria aceitado ser rebaixado na corrida eleitoral à condição de vice na chapa de Hélio.
Os bastidores
Nos bastidores, a aproximação de Hélio e Agnelo é consequência da entrada de Jânio no circuito da política cabraliense, intermediada por um conhecido negociador do submundo político que atua em negociações desse tipo. A situação inflamou vários aliados e o efeito colateral pode ser desastroso para o prefeito Agnelo, desmentindo a ideia que todos aceitariam qualquer imposição do gestor para 2024.
Carlos Lero lançou candidatura
Uma clara e evidente demonstração de que Agnelo Santos não tem mais controle de seu grupo político foi o lançamento da pré-candidatura de seu vice-prefeito, Carlos Lero, que deve arrebatar para sua campanha principalmente os evangélicos. Vale ressaltar que Lero é uma pessoa de caráter ilibado e tem o respeito da população, sem nada que macule sua imagem de homem público, pai de família e cidadão.
Luciano Monteiro pode vir também candidato
O filho do ex-prefeito Manoel Bonfim Monteiro (manoelzinho), o vereador Luciano Monteiro é outro nome que era ventilado dentro do grupo do atual prefeito como possível pretenso candidato a prefeito em 2024 e caso se confirme que Agnelo absorveu a candidatura de Hélio de Paula, não só Luciano Monteiro e Carlos Lero se sentirão traídos, mas a presidente do legislativo municipal, Soraia da saúde e também Nelson Costa.
E o povo nessa história
Parece que o povo é o que menos importa nessa história toda, afinal pensam que podem jogar com a população, mas que fique o recado, como sempre: "É o povo que decide!", e eles sabem disso...
Mas é bom que se explique que é preciso esperar mais um pouco, pois como bem diz o ainda mandatário da cidade, Agnelo Santos, "política é que nem nuvem", ainda bem que ele sabe disso...