top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos

Oi, ative o som clicando no ícone volume

300-x-250.gif
Instagram

Alerta Geral: Onda de calor extremo chega ao Brasil com risco à saúde

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

ree

Calor Crédito: Shutterstock

O Brasil enfrenta uma onda de calor intensa na reta final da semana de Natal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo real, para oito estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O aviso é válido até hoje, sexta-feira (26).

O alerta laranja significa que as temperaturas devem ficar pelo menos 5 °C acima da média histórica por vários dias, com potencial para impactos diretos à saúde, especialmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Na escala do Inmet, os alertas variam entre amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Siga o Jornal Correio no Google e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.


Diversas regiões estão na rota do calor, incluindo Norte Pioneiro Paranaense, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Campinas, Sul Goiano, Litoral Sul Paulista, Vale do Itajaí e Metropolitana do Rio de Janeiro, entre outras. Em São Paulo, que teve ontem o dia mais quente do ano, a mínima de 24 °C e máxima de 34 °C. No Rio de Janeiro, mínima de 25 °C e máxima de 34 °C.

Verão ou inverno? Os efeitos do calor


Segundo meteorologistas, a onda de calor atual é causada por uma massa de ar quente e seco que permanece sobre grande parte do país, bloqueando a chegada de frentes frias que normalmente aliviam o calor. Esse fenômeno mantém as temperaturas bem acima da média nas últimas semanas.

Além do calor, o Inmet também emitiu alerta para chuvas intensas que podem atingir Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira.


Riscos à saúde e recomendações:

Desidratação e exaustão térmica;

Agravamento de doenças crônicas;

Dificuldade para dormir e estresse térmico;

Para se proteger, especialistas recomendam hidratar-se regularmente, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar roupas leves e protetor solar. O Inmet disponibiliza mapas e informações atualizadas em seu site oficial, permitindo acompanhar a evolução dos alertas em tempo real.

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page