Alerta| Perigo de confronto entre criminoso e a polícia na região exige cuidados
- Redação

- 14 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Busca por captura de fugitivos de presídio pode ter novos confrontos

A polícia tem como ponto de honra a captura dos fugitivos do presídio de Eunápolis, com incursões para devolver ao sistema prisional 16 detentos que empreenderam fuga na quinta-feira, dia 12, durante à noite, em uma ação audaciosa que resgatou um dos maiores líderes de facção na Bahia e 15 outros criminosos ligados ao tráfico de drogas.
O efeito colateral de tudo isso, são viaturas com a polícia fortemente armada nas ruas das cidades da região, principalmente no município eunapolitano. Em três situações já houveram confrontos, resultando em três mortos, o que sugere, possíveis novos confrontos, em um sinal de alerta para a população ficar atenta quanto a movimentação das forças de segurança em áreas de risco com predomínio de criminosos.
Outro alerta é para pessoas curiosas em momentos de confronto, diante do revide dos bandidos. Não ficar em janelas e qualquer outro local que os faça alvo fácil de bala perdida.

No caso de desavisadamente alguém estiver na linha de fogo cruzado, procure imediatamente abrigo, ou se não houver como, deite-se ao chão rapidamente para evitar ser alvo fácil de um projétil.
Veja algumas dicas de segurança que podem fazer a diferença num tiroteio

Segundo os especialistas, como primeira reação ao ouvir o barulho de um disparo, o correto é se abaixar imediatamente. Dessa forma, é possível reduzir a possibilidade de ser atingido pelo atirador. Já abaixada, a pessoa primeiro deve identificar de onde vêm os disparos para poder fugir para a direção oposta. Sem identificar de onde os tiros estão saindo, a pessoa corre o risco de ir em direção ao atirador.

Em seguida, o correto é rastejar e buscar abrigo atrás de anteparos sólidos, como estruturas de concreto ou aço. Não se deve buscar proteção atrás de local que pode ser facilmente perfurado, como vidro, chapa de acrílico ou alumínio. Banca de jornal e postes, por exemplo, não são locais recomendados para se abrigar. Abrigar-se atrás de arvores, só quando o tronco for maior do que a silhueta da pessoa. Se não houver local para se abrigar, o correto é deitar no chão. Essa é considerada pelos especialistas uma boa solução emergencial, uma vez que os tiros não costumam ser dados em direção ao chão.

Se os disparos começarem e a pessoa estiver dentro do carro, ela também deve se abaixar o máximo possível. O ideal, no entanto, é abrir o veículo, escorregar pelo banco e deitar no chão. No carro, a pessoa é um alvo muito fácil. Se houver segurança, o melhor é se afastar do carro por causa do risco de explosão, caso o veículo seja atingido.
Fotos - Ilustrativas obtidas da internet

_edited.png)
_edited.jpg)















_edited.jpg)

















