top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos

Oi, ative o som clicando no ícone volume

IMG-20251104-WA0011.jpg
Instagram

Após conflitos no Extremo Sul da Bahia, Governo anuncia envio da Força Nacional

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 18 de abr.
  • 1 min de leitura

Clima de tensão toma conta da região

Região vive tensão por disputa entre indígenas, produtores rurais e empresários da região nos últimos meses
Região vive tensão por disputa entre indígenas, produtores rurais e empresários da região nos últimos meses

A Força Nacional de Segurança Pública foi convocada para atuar no Extremo Sul da Bahia, que tem sido palco de constantes episódios por conflitos agrários entre indígenas, produtores rurais e empresários da região.


O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Governo da Bahia, para assegurar a “paz e ordem pública”. A medida tinha sido sugerida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e validada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia).


O comunicado foi divulgado dois dias antes da data em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e 11 dias depois da morte João Celestino Lima Filho, de 50 anos. Ele foi baleado durante um conflito fundiário em uma fazenda na cidade de Prado, em 6 de abril. Antes disso, no mês de março, o indígena Pataxó Vitor Braz, foi morto a tiros durante um ataque à comunidade que vive em uma área que está em processo de demarcação.


Após esses ataques violentos, a Polícia Civil da Bahia também chegou a realizar a Operação Pacificar e mais de 10 pessoas foram presas, além de armas apreendidas.


A Força Nacional de Segurança Pública é composta por policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos, e é acionada em situações de emergência. Ainda segundo o governo baiano, a equipe vai atuar especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais. Os endereços não foram especificados.


CNN Brasil

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page