top of page
  • Foto do escritorRedação

Camisas UV que virou onda protegem mesmo? Saiba aqui.


Na praia ou na piscina, você é do time com ou sem camisa? Não estamos falando de futebol, mas das camisas com proteção UV. Elas costumam estar presentes em crianças e idosos, mas tem gente de todas as idades surfando nessa onda. Fora do lazer, até motoristas de aplicativo e motoboys estão adotando a peça como uniforme de trabalho. Mas será que são eficazes mesmo? Segundo os dermatologistas, não há dúvidas de que sim. Elas são importantes aliadas contra o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer de pele, que provoca 185 mil novos casos por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).


A dermatologista da clínica AMO Maria das Graças Leto diz que as camisas oferecem praticidade e segurança, mas alerta que o protetor solar não deve ser abandonado. “Não é preciso passar protetor na área que é coberta pelo tecido, mas não podemos esquecer do rosto, orelhas, pernas, pés, mãos e área de transição como pescoço e nuca”, coloca.


Como as camisas protegem?

A co-fundadora da marca UV Line Ana Julia Pellegrino explica que a tecnologia de proteção, que é o FPU, está presente nos tecidos das peças e consegue bloquear 98% dos raios UV. “A tecnologia é incorporada à fibra do tecido e não sai com as lavagens. Todos eles são submetidos a rigorosos testes e são certificados pela Arpansa, entidade Australiana que criou a norma para medir a proteção ultravioleta e que é referência mundial na mensuração do FPU”, afirma. Camisas eficazes precisam ter FPU superior a 30 e normalmente são encontradas no mercado a partir de 50.


Quais cuidados devo ter com as camisas UV?

As roupas com proteção podem ser lavadas manualmente ou na máquina. Recomenda-se a utilização de sabão de coco ou sabão neutro e não deve-se aplicar água quente e nem deixar as peças de molho. Não é necessário utilizar alvejante e nem amaciante. A secagem deve ser feita à sombra – não utilize máquinas de secagem – e as peças não devem ser guardadas úmidas. Não é necessário passar ferro.

Comments


NOS ACOMPANHE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • TikTok
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Whatsapp
  • Telegram

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
728x180-min.gif
PC CA.png
bottom of page