Brasil pode ter 'apagão' sem caminhoneiros num futuro próximo
- Redação

- 4 de out.
- 1 min de leitura

Estudo feito sobre o setor de transporte rodoviário de cargas que corresponde a 60% de tudo que é transportado no país, aponta que apenas 4% dos caminhoneiros tem menos de 30 anos, ou seja, em linhas gerais isso aponta para num futuro muito próximo o Brasil ter dificuldades com esse tipo de profissional tão importante para o transporte de cargas pelas rodovias brasileiras.
Em 2024, um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes Autônomos (CNTA) mostrou que apenas 2% dos profissionais autônomos - ou seja, que têm seu próprio caminhão - têm menos de 25 anos. Entre 26 e 35 anos, são apenas 17%. A média de idade é de 46 anos.
Pesquisa divulgada este ano pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Segundo o instituto, que atua nas áreas de planejamento, estruturação e implementação de projetos de logística, em 2024, a porcentagem de condutores com até 30 anos foi de 4,11%.
Por outro lado, condutores com mais de 70 anos eram 11,05%. Além disso, a cada 10 caminhoneiros em atividade no ano passado, quase seis tinham mais de 51 anos.A entidade apontou, ainda, o contingente de caminhoneiros caiu 20% no país, em uma década - em 2014, eram 5,5 milhões de profissionais em atividade.


_edited.jpg)















_edited.jpg)

















