top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos
Instagram

Oi, ative o som clicando no ícone volume

IMG-20251229-WA0031.jpg

Defesa Civil de Eunápolis amplia rede de monitoramento com instalação de pluviômetros automáticos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 30 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

_Parceria com o Governo Federal garante equipamentos de última geração e reforça o compromisso da Prefeitura com a proteção e a prevenção_


A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), ampliou sua rede de monitoramento climático com a instalação de três pluviômetros automáticos em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos foram implantados no Campus do IFBA, Colégio Professora Nilza Barbosa e CIEB – Complexo Integrado de Educação Básica, por meio de uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão do Governo Federal.


Os pluviômetros são capazes de medir com precisão o volume de chuvas em tempo real, enviando as informações diretamente ao sistema nacional de monitoramento. Esses dados fortalecem o trabalho da Defesa Civil de Eunápolis, permitindo respostas rápidas e alertas antecipados à população em situações de risco, como alagamentos e enxurradas. “Com esses equipamentos, Eunápolis passa a ter dados meteorológicos precisos e atualizados, o que aumenta nossa capacidade de atuação preventiva e garante mais segurança à população”, destacou Tom Costa, coordenador da Defesa Civil do município.


Além do papel técnico, os novos pluviômetros também têm função educacional e científica. As instituições de ensino onde foram instalados poderão utilizar as informações coletadas para pesquisas e atividades pedagógicas, despertando o interesse de estudantes e professores pelas áreas de meteorologia, geografia e ciências ambientais.


*Ascom - Prefeitura de Eunápolis*

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page