top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos

Oi, ative o som clicando no ícone volume

IMG-20251104-WA0011.jpg
Instagram

Deputado Binho Galinha preso pela PF se filiaria ao AVANTE e fazia parte do G8 de Ronaldo Carletto

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura

Matéria na íntegra, publicada pelo BN com título do cdn24horas


ree

A prisão do deputado estadual Binho Galinha (PRD) já trouxe consequências políticas para o parlamentar. Conforme informações obtidas pelo Bahia Notícias, ele tinha conversas avançadas para se filiar ao Avante, em negociações com o presidente estadual da sigla, Ronaldo Carletto, mas, após repercussão das investigações, as tratativas foram travadas.

 

Em conversa reservada com a reportagem, um membro do governo do estado informou que as conversas não poderiam avançar “nessas condições”. Binho Galinha é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de liderar uma milícia no município de Feira de Santana, sendo preso preventivamente na última sexta-feira (3).

 

“Essa filiação, nesses termos, muito difícil”, confidenciou o membro do governo.

 

Em 2023, o Avante promoveu uma reunião com a presença de possíveis novos filiados. No encontro estiveram deputados federais e estaduais, entre eles, Binho Galinha. Desde então, o parlamentar vinha mantendo conversas com Ronaldo Carletto para se filiar à legenda, podendo ocorrer antes mesmo da abertura da janela partidária por conta da fusão entre o Patriota, antigo partido de Binho, e o PTB, fazendo surgir o PRD.

 

Além disso, Binho Galinha integrava o bloco informal de oito parlamentares, o "primeiro G8", que foi criado na AL-BA pela articulação de Carletto. O grupo também era composto pelos deputados Vitor Azevedo (PL), Raimundinho da JR (PL), Laerte de Vando (Podemos), Nelson Leal (PP), Felipe Duarte (PP), e Patrick Lopes (Avante).

 

Sobre sua permanência no PRD, o presidente estadual na legenda, deputado Marcinho Oliveira, já informou à imprensa que aguarda uma decisão da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Atualmente, há uma discussão interna na AL-BA se o mandato de Binho Galinha será cassado “de cara” ou se será primeiramente.

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page