top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos

Oi, ative o som clicando no ícone volume

IMG-20251104-WA0011.jpg
Instagram

Dia Nacional da Advocacia Pública

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de mar.
  • 1 min de leitura
ree

Hoje celebramos o *Dia Nacional da Advocacia Pública*, uma data que homenageia o trabalho essencial dos advogados públicos em defesa da legalidade, dos direitos fundamentais e do Estado Democrático de Direito.


A data foi instituída em 2012, pela Lei nº 12.636, e escolhida por marcar o primeiro registro histórico da Advocacia Pública no Brasil: a criação dos cargos de *Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco*, em 1609, ainda no período colonial.


Em 2025, o reconhecimento da importância desses profissionais ganhou ainda mais força com o *Supremo Tribunal Federal (STF)* reforçando que o termo “procuradores”, presente na Constituição, deve ser interpretado de forma ampla, incluindo todos os membros da advocacia pública estadual, distrital e municipal.


Graças ao trabalho incansável dos advogados públicos, vemos avanços na eficiência e qualidade da defesa jurídica e na garantia da legalidade dos atos da administração pública.


*"Os procuradores municipais integram a Advocacia Pública, função essencial à Justiça, atuando na preservação dos direitos fundamentais e do Estado de Direito."* (STF, RE 663.696/MG, Ministro Luiz Fux)


Parabéns a todos os advogados públicos pelo seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e legalmente amparada!




Antônio Pitanga

Presidente da Comissão de Advocacia Pública



Kátia Regina Taurinho

Presidente

OAB Subseção Eunápolis

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page