top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos
Instagram

Oi, ative o som clicando no ícone volume

IMG-20251229-WA0031.jpg

Elmar Nascimento recebe "canto de carroceria" e é desidratado na briga pela presidência da câmara

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 6 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Uma semana depois da oficialização da candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA) viu a maioria dos partidos da Casa oficializar apoio ao paraibano, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Das 19 legendas presentes na Câmara, 12 aderiram à candidatura de Motta, sendo: PT, PV, PCdoB, PL, PP, MDB, Podemos, Republicanos, PSDB, Cidadania, PSB e PDT. Ao todo, são 373 deputados em prol do candidato do Republicanos. Ainda não declararam apoio a ele, porém, o União Brasil, o PSD, o Avante, o Solidariedade, o PRD, o Novo, o PSOL e a Rede.


O bloco de Elmar tem sete partidos. Do total, três (PP, PDT e PSDB-Cidadania) já oficializaram apoio a Motta. Tirando o União, o trio possui as maiores bancadas do bloco.

Inicialmente favorito na disputa, Elmar viu sua candidatura desidratar à medida que Lira não oficializou apoio ao seu nome. Nos bastidores, interlocutores do parlamentar baiano sinalizam que ele deve desistir oficialmente da candidatura em breve. Em troca, ele estaria negociando a relatora do Orçamento de 2026.

Apesar disso, na terça-feira (5), o líder do PDT na Câmara dos Deputados, Afonso Motta (RS), disse que o líder do União Brasil comunicou à bancada pedetista a desistência da candidatura à presidência. Oficialmente, Elmar, porém, negou.


Conforme apurou o R7, as negociações entre o Republicanos e o União estão “muito bem encaminhadas”. Assim, seria apenas questão de tempo a oficialização da desistência por parte de Elmar.


R7

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page