Enquanto atoleiro sufoca desvio no Extremo Sul, consórcio da região faz "copinha política de futebol"
- Redação

- há 2 dias
- 2 min de leitura

O chamado desvio da Veracel, na verdade é um trecho das rodovias estaduais BA-274, BA-658, BA-275 e BA-687. O tráfego intenso de veículos na via surgiu como alternativa após a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR 101 em Itapebi que corre risco de desabamento com a estrutura comprometida.
Os entraves envolvendo o percurso de 50 km de estrada vicinal, vão desde a poeira intensa no verão para moradores da localidade de Santa Maria Eterna, distrito de Belmonte até o colapso da via com as chuvas que, com o a intensidade do tráfego surgem os atoleiros, paralisando por completo o desvio.

Não há nenhuma integração por parte do governo estadual para minimizar a situação que se agrava a cada chuva, e o curioso é o CONDESC, um organismo estadual que tem nas suas principais atribuições a infraestrutura das estradas vicinais dos oito municípios da Costa do Descobrimento, no entanto a entidade foge da sua atribuição e age como se fosse uma organização esportiva, devotando todos seus esforços numa tal "copinha condesc", que pra nada serve senão para uma farra política. Nada contra o esporte, contudo o desvio de finalidade de uma entidade traz grave prejuízo aos seu objeto principal.

A via é uma BA e atende a municípios da Costa do Descobrimento, campo de atuação do CONDESC.
O que deve ser feito e atender o compromisso com a região seria uma cooperação integrada, entre organismo numa frente que somassem para tentar de alguma forma minimizar o sofrimento das pessoas, pois diante do cenário de momento, o sofrimento só está começando com o vácuo para início e fim da construção de uma nova ponte para atender uma das mais movimentadas BRs do país, a 101.

Enfim, enquanto entidade governamentais que deveriam no mínimo ser um braço do estado somando forças com máquinas a disposição de atender o tráfego num ponto nervoso com esse desvio, estão promovendo uma copa de futebol. Enfim, não era de se esperar algo diferente do CONDESC, tendo o festeiro Luizinho, prefeito de Itagimirim como presidente e seu falante secretário executivo, Cláudio Araújo, que sonha ser um dia vereador em Eunápolis, depois de algumas tentativas frustradas.


_edited.jpg)















_edited.jpg)

















