Eunápolis e o grande dilema de terrenos abandonados e o descarte irregular de lixo
- Redação

- 8 de mai.
- 2 min de leitura

É deplorável a situação de muitos imóveis em total abandono na cidade de Eunápolis. Várias moradias regulares que pagam IPTU, convivem com um grande problema, serem avizinhadas por terrenos urbanos devolutos ou construções abandonadas, sendo criadouros de todo tipo de pragas e animais peçonhentos, a exemplo de escorpiões, ratos e outros. E foco de doenças.
Apesar do apelo das autoridades, a falta de bom senso e responsabilidade dos proprietários, além de não haver uma política pública que confronte o problema, faz com que, quem mora perto de um desses terrenos abandonados tenha que conviver com um problema que se arrasta ao longos dos anos em Eunápolis sem que haja efetivamente uma punição aos proprietários.

Outra grave violação no convívio social em Eunápolis é o descarte irregular de entulho, moveis e eletrodomésticos em via pública como se fossem lixo doméstico, quando na verdade não são. A coleta do lixo doméstico compreende no município manter a cidade limpa coletando o lixo produzido diariamente nas residências em horário definido.
Entenda
O que é lixo doméstico?
Lixo doméstico, também chamado de lixo residencial ou domiciliar, é o conjunto de resíduos gerados pelas atividades em casas, apartamentos e outros locais residenciais. Inclui tanto materiais orgânicos, como restos de comida e vegetais, quanto materiais inorgânicos, como embalagens, papéis, plásticos e vidros.
Em detalhes:
Composição:
O lixo doméstico é composto por diversos tipos de resíduos, incluindo:
Restos de alimentos: Cascas de frutas, legumes, restos de comida, etc.
Papéis e papelão: Jornais, revistas, embalagens de papelão, etc.
Plásticos: Garrafas PET, embalagens plásticas, etc.
Vidros: Garrafas, potes, etc.
Embalagens: De diversos materiais (plástico, papel, metal, etc.)
Outros materiais: Tecidos, esponjas, papel higiênico, fraldas, etc.
Origem:
O lixo doméstico é gerado pelas atividades cotidianas das pessoas em seus lares.
Importância:
É importante o descarte correto do lixo doméstico para evitar problemas ambientais e de saúde, como a poluição do solo e da água, a proliferação de vetores de doenças e a ocupação inadequada de áreas de aterro sanitário.
Separação:
O lixo doméstico pode ser separado em resíduos recicláveis (que podem ser reutilizados) e rejeitos (que não podem ser reutilizados) para facilitar o processo de coleta e tratamento.
Coleta Seletiva:
A coleta seletiva é uma forma de coletar o lixo de forma separada, por tipo de material, para que possa ser reciclado ou tratado de forma adequada.


_edited.jpg)















_edited.jpg)

















