Ex-vereador é executado na Bahia
- Redação

- 27 de ago.
- 2 min de leitura

Um ex-vereador de São Gabriel, na região de Irecê, Centro Norte baiano, foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (26). Segundo a Polícia Civil, Adevaldo Ribeiro Dias, de 49 anos, chegou a ser socorrido e levado por moradores ao Hospital Regional de Irecê, mas não resistiu aos ferimentos.
Ninho de Enok, como era conhecido, teria sofrido uma emboscada em uma estrada vicinal, na localidade de Cachambu, na zona rural de São Gabriel. A vítima saía da propriedade dele quando foi atingida por pelo menos quarto disparos, que atingiram a região da cabeça. Um veículo foi encontrado no local com marcas de sangue.
Além de ter sido vereador e presidente da Câmara em São Gabriel, Ninho de Enock foi candidato a vice-prefeito em 2024 na chapa encabeçada por Juninho (MDB), que perdeu aquele pleito.
Até o momento nenhum suspeito foi identificado. A delegacia de Irecê apura a autoria e a motivação do homicídio. O corpo de Ninho de Enock segue velado na manhã desta terça-feira (27) no plenário da Câmara de São Gabriel.
A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, que participou da sessão, parabenizou a OAB Nacional pela decisão. "Tenho orgulho de ver nossa conselheira Mariana Oliveira como relatora dessa proposta, trazendo uma contribuição técnica e sensível, que fortalece a luta por um Brasil mais justo e seguro para todas as mul
A Comissão Nacional de Direitos Sociais classificou a violência contra mulheres e meninas no Brasil como "estrutural, ligada a padrões históricos e culturais", exigindo um enfrentamento igualmente estrutural. A Procuradoria Constitucional do CFOAB afirmou, em suas considerações, que “a urgência e a importância do tema não são minoradas ou desprezadas pela afirmação da necessidade de clareza na definição do objeto do Plano Nacional e na identificação dos agentes envolvidos na dliberação e na execução dos projetos dele decorrentes”.
Durante a sessão, conselheiros federais e membros honorários vitalícios, incluindo Cezar Britto e Ophir Cavalcante, manifestaram-se, classificando o momento como histórico e entendendo que a medida é "não apenas legítima, mas necessária".
Carregar mais
Em alta!


_edited.jpg)















_edited.jpg)

















