Com a promessa de ser um marco para o ensino médio eunapolitano, o Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológico de Eunápolis, até o momento não passa de dor de cabeça para os pais dos alunos. Desde o início do ano letivo a unidade ainda não disse a que veio, no âmbito da aplicação de sua funcionalidade.
Embora a estrutura física muito boa, mas questionável na sua aplicação direta, em face da proposta da unidade ser a oferta em tempo integral de ensino, com período de aulas e atividades com início às 7h30min indo até às 16h30min, tendo que disponibilizar, café da manhã, lanche, almoço e novamente lanche. Um dos maiores dilemas enfrentado por educadores, alunos e a direção da escola é o modelo - CAMPUS - da unidade escolar, numa órbita de blocos de salas de aula, espaços esportivos, piscinas e um eixo central, onde ficam a administração e refeitório.
Os gargalos
Refeitório Pequeno
O espaço do refeitório muito pequeno, não abriga os alunos que têm de se alimentar, ficando expostos em filas enormes na chuva ou no sol enquanto esperam serem servidos.
Calor extremo
Já no sexto mês do ano, a escola não tem climatização, sequer ventiladores nas salas de aula. Nos meses quentes houveram vários casos de alunos passarem mal por estarem expostos a calor extremo nas dependências da unidade escolar.
Déficit educacional
As paralisações que houveram no primeiro semestre por diversas razões, somam-se nas perdas para o alunado, que vive a realidade do déficit educacional; além de severas críticas de pais e alunos, quanto a uma matéria específica, senão uma das mais importantes na grade curricular - MATEMÁTICA - onde, constatou-se que um dos profissionais de ensino da matéria em questão é alvo da insatisfação tanto de pais como dos alunos que sentem dificuldade no aprendizado com o educador e seu método de ensino.
A carga horária
Outro grave problema tem sido a carga horária aplicada, longe daquela que se propõe uma escola em tempo integral, ou seja, o Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológico de Eunápolis, que em tese deveria funcionar até as 16h30min, na verdade só está tendo aulas até às 11h30min.
Falta profissionais
As informações dão conta que falta profissionais de suporte em várias áreas da escola, o que tem ocasionado a baixa qualidade do ambiente escolar num todo com deslocamentos em desvios de função.
A matéria foi feita ouvindo depoimentos de pais de alunos. O cdn24horas abre espaço ao contraditório.
Comments