top of page
CDN24H - 300 x 250.gif
PodCast Café com Antonio Marcos

Assista entrevistas especiais no youtube

Instagram

Nova escola estadual de Eunápolis virou motivo de preocupação para os pais de alunos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 6 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de jun. de 2024

A escola estadual ainda não disse a que veio

Com a promessa de ser um marco para o ensino médio eunapolitano, o Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológico de Eunápolis, até o momento não passa de dor de cabeça para os pais dos alunos. Desde o início do ano letivo a unidade ainda não disse a que veio, no âmbito da aplicação de sua funcionalidade.



Embora a estrutura física muito boa, mas questionável na sua aplicação direta, em face da proposta da unidade ser a oferta em tempo integral de ensino, com período de aulas e atividades com início às 7h30min indo até às 16h30min, tendo que disponibilizar, café da manhã, lanche, almoço e novamente lanche. Um dos maiores dilemas enfrentado por educadores, alunos e a direção da escola é o modelo - CAMPUS - da unidade escolar, numa órbita de blocos de salas de aula, espaços esportivos, piscinas e um eixo central, onde ficam a administração e refeitório.


Os gargalos

  • Refeitório Pequeno

O espaço do refeitório muito pequeno, não abriga os alunos que têm de se alimentar, ficando expostos em filas enormes na chuva ou no sol enquanto esperam serem servidos.


  • Calor extremo

Já no sexto mês do ano, a escola não tem climatização, sequer ventiladores nas salas de aula. Nos meses quentes houveram vários casos de alunos passarem mal por estarem expostos a calor extremo nas dependências da unidade escolar.


  • Déficit educacional

As paralisações que houveram no primeiro semestre por diversas razões, somam-se nas perdas para o alunado, que vive a realidade do déficit educacional; além de severas críticas de pais e alunos, quanto a uma matéria específica, senão uma das mais importantes na grade curricular - MATEMÁTICA - onde, constatou-se que um dos profissionais de ensino da matéria em questão é alvo da insatisfação tanto de pais como dos alunos que sentem dificuldade no aprendizado com o educador e seu método de ensino.


  • A carga horária

Outro grave problema tem sido a carga horária aplicada, longe daquela que se propõe uma escola em tempo integral, ou seja, o Complexo Integrado de Educação Básica Profissional e Tecnológico de Eunápolis, que em tese deveria funcionar até as 16h30min, na verdade só está tendo aulas até às 11h30min.


  • Falta profissionais

As informações dão conta que falta profissionais de suporte em várias áreas da escola, o que tem ocasionado a baixa qualidade do ambiente escolar num todo com deslocamentos em desvios de função.


A matéria foi feita ouvindo depoimentos de pais de alunos. O cdn24horas abre espaço ao contraditório.

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page