O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), disse, na noite desta quarta-feira (24), que o resultado do levantamento do instituto Paraná Pesquisas é um “reconhecimento da população” à sua gestão. De acordo com a sondagem de opinião, o atual gestor soteropolitano tem 62,7% das intenções de votos e venceria no primeiro turno, se o pleito fosse hoje.
“A pesquisa sempre reflete o momento e é com muita alegria que a gente recebe estes números, porque é o reconhecimento da população ao nosso trabalho”, declarou, durante a 5ª Edição da Rede de Capoeira, o maior evento de capoeira do Brasil. “Então, agradeço a cidade e ao povo de Salvador por esse reconhecimento. Isso nos motiva a querer fazer mais, a fazer mais entregas e seguir acelerando o passo e seguir melhorando a vida das pessoas e a nossa cidade”, acrescentou.
Em segundo lugar, com 12,1% das intenções de votos, está o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). Em seguida, aparece o pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, com 2,9%. Luciana Buck, do NOVO, tem 1,6%. Os que não sabem ou não quiseram responder somam 6,6%. Os votos brancos, nulos e ninguém são 9%.
A pesquisa ouviu 802 eleitores entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2024. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-04282/2024.
Administração
O levantamento da Paraná Pesquisas apontou ainda que a gestão do prefeito Bruno Reis é aprovada por 72,8% dos eleitores soteropolitanos. A desaprovação é de 22,4%, e 4,7% não souberam ou não quiseram opinar. A consulta mostra também que a avaliação positiva da administração soteropolitana cresceu na comparação com o estudo de março do ano passado.
Naquela sondagem de opinião de 2023, 68% disseram aprovar contra 26,1% que desaprovavam. Já 5,8% falaram que não sabiam ou não queriam opinar. Na pesquisa de ontem, a administração de Bruno Reis tem 16,7% de ótimo e 32,7% de bom. O regular soma 33,8%, enquanto ruim e péssimo são, respectivamente, 6,7% e 8,6%.
Embora a aprovação do governo municipal seja bem avaliada nos dois gêneros, é o público feminino que mais aprova a gestão soteropolitana.
De acordo com a consulta, 74,8% das mulheres aprovam a administração do prefeito de Salvador ante 70,4% dos homens. A pesquisa mostra ainda que a avaliação é melhor entre os mais jovens. Entre o público de 16 a 24 anos, a aprovação é 78,4%. Já, de 25 a 34, é 74,2%. A partir desta idade, a avaliação é de 71%. No quesito Educação, o governo Bruno Reis é mais bem avaliado entre os eleitores do ensino fundamental.