top of page

Vem tomar café,

clique na xícara

PodCast Café com Antonio Marcos

Oi, ative o som clicando no ícone volume

Instagram

Prefeitura de Eunápolis reforça ações do Outubro Rosa e amplia acesso à mamografia e preventivos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 5 dias
  • 1 min de leitura
ree

_Mulheres de 40 a 49 anos e acima de 74 agora também fazem parte do rastreamento ativo_


A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama durante a campanha Outubro Rosa. Com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, mais mulheres terão acesso gratuito à mamografia pelo SUS, facilitando o diagnóstico precoce da doença, principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.


Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde de Eunápolis estão mobilizadas em uma ampla programação do Outubro Rosa, com ações educativas, palestras, exames de rotina, orientações e agendamento de mamografias. As atividades têm como foco o cuidado integral com a saúde da mulher, reforçando a importância do autocuidado, do acompanhamento médico regular e da realização de exames preventivos.


Agora, mulheres de 40 a 49 anos e aquelas com mais de 74 anos também passam a integrar o rastreamento ativo, sendo convocadas para realizar a mamografia mesmo sem sintomas. Além disso, todas as mulheres a partir dos 40 anos podem fazer o exame gratuitamente pelo SUS, desde que a decisão seja avaliada em conjunto com a equipe da Unidade Básica de Saúde de referência.


A secretária de Saúde de Eunápolis, Lívia Souza, destaca: “Ampliar o acesso à mamografia é salvar vidas. Mulher, procure a Unidade Básica de Saúde de referência e faça seus exames regularmente. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.”


*Ascom - Prefeitura de Eunápolis*

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page