top of page

NOS ACOMPANHE E NOS SIGA NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • TikTok
  • Youtube
  • Soundcloud
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Foto do escritorRedação

Prefeitura de Itabela promove curso preparatório para Conselheiro Tutelar

Por - Nicléia Macedo.

Curso Preparatório obrigatório de 40 horas para participar do Processo de Escolha dos membros do conselho tutelar, promovido pela Prefeitura Municipal de Itabela, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente:


No período de 03 a 14 de julho, o Colégio Municipal de Itabela foi palco de um Curso Preparatório obrigatório de 40 horas, voltado para os interessados em participar do Processo de Escolha dos membros do conselho tutelar. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal de Itabela, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


O Curso teve como objetivo fornecer conhecimentos fundamentais para os candidatos ao conselho tutelar, abordando temas essenciais relacionados à proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ao todo, 21 inscritos participaram ativamente das atividades, demonstrando seu comprometimento com a causa.


Durante as duas semanas de intensa capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em diversos assuntos. O conteúdo programático do curso abrangeu tópicos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei Menino Bernardo, a Lei Henry Borel, a Lei Maria da Penha, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social, o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), além de Estudo de Caso, Língua Portuguesa e Informática.


Para ministrar as aulas, foram convidados diversos profissionais altamente qualificados. Genilza, Gutemberg Pellegrine, Pedro Yago, Ednaldo Porto e Nicléia Macedo compartilharam seu conhecimento e experiência, enriquecendo o aprendizado dos participantes.


Ao final do Curso Preparatório, os inscritos estavam mais preparados e aptos a desempenhar suas funções de forma efetiva e responsável, contribuindo para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em Itabela.


A Prefeitura Municipal de Itabela, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente demonstraram seu compromisso com a formação qualificada dos futuros membros do conselho tutelar, reconhecendo a importância dessa função para a sociedade e investindo em capacitação para garantir um trabalho eficiente e comprometido.


O Curso Preparatório obrigatório de 40 horas foi um passo significativo na busca por um conselho tutelar cada vez mais capacitado, apto a lidar com os desafios e demandas relacionados à proteção da infância e adolescência, e representa um compromisso contínuo com a promoção do bem-estar e dos direitos das crianças e dos adolescentes na cidade de Itabela.







Comments


Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
PC CA.png
bottom of page