top of page
CDN 24H 300X250.png
  • Foto do escritorRedação

Raios mataram mais de 800 pessoas no Brasil afirma levantamento de instituto


raios caindo em cidade
Brasil é o país que mais caem raios no mundo

Mais de 800 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil nos últimos 10 anos. O número foi revelado em levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo os dados, foram 835 mortes registradas entre os anos de 2013 e 2022. Estados como Pará e Amazonas lideram o ranking com 88 e 78 casos respectivamente.

De acordo com o coordenador do Elat, Dr. Osmar Pinto Júnior, três fatores explicam o número de mortes provocadas por raios: maior número de raios na região, maior número de pessoas na região e mais informações da população na região.

Para o pesquisador, o último fator é determinante. Os casos tem correlação inversa com o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, os estados com menor PIB tendem a apresentar um maior número de vítimas por raios.

“Quanto maior o PIB, maior o grau de informação da população, que é mais consciente e entende os perigos das descargas elétricas”, afirma em entrevista ao site G1. Ele diz ainda que o número de mortes é menor em países desenvolvidos.

O Elat aponta que as principais vítimas são pessoas em áreas abertas na zona rural (27%) e pessoas dentro de casa, em contato com objetos ligados a rede elétrica ou telefônica (24%).


BN

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Nos siga nas redes sociais.
Curta, comente e compartilhe!

Role para baixo e veja abaixo mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00.JPG
728x90-min.gif
Veja Também
PC CA.png
bottom of page