top of page
300x250.gif
PodCast Café com Antonio Marcos

Vem tomar café,

clique na xícara

Oi, ative o som clicando no ícone volume

Instagram

SAMU 192 de Eunápolis completa 21 anos com o compromisso com a vida

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 14 horas
  • 1 min de leitura
ree

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Eunápolis celebra, nesta quinta-feira, 11 de setembro, 21 anos desde sua criação. Nosso município teve a honra de ser o segundo da Bahia e o quarto do Brasil a implantar esse serviço essencial, que transformou o atendimento de urgência e emergência em toda a região.


Instituído em 2004, o SAMU passou a funcionar efetivamente em 2005, durante o primeiro mandato do atual prefeito Robério Oliveira. “Na época, enfrentamos grandes desafios e, para evitar que a cidade perdesse esse serviço tão importante, mantivemos o SAMU com recursos próprios por dois anos”, relembra o gestor. Anos depois, a unidade foi regionalizada, ampliando seu alcance para atender também os municípios vizinhos.


Ao longo dessas duas décadas, o SAMU se consolidou como um dos principais instrumentos de suporte à vida em Eunápolis, oferecendo resposta rápida e qualificada em situações emergenciais. Com cerca de 650 atendimentos mensais na Central de Regulação e média anual de 4.000 ocorrências, o serviço contribui diretamente para salvar milhares de vidas em toda a região.


Hoje, o SAMU Regional de Eunápolis conta com uma equipe especializada e treinada para lidar com diversos tipos de emergência, como acidentes, surtos psicóticos e casos clínicos variados. A coordenação geral está a cargo da profissional Edlaine Tomazelli Simonassi.


Em 2025, o Município vem trabalhando, junto ao Governo Federal e Estadual, para garantir a retomada do funcionamento pleno do serviço, para reforçar a estrutura e proporcionar condições adequadas para o atendimento à população.

Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page