Zeca Pataxó deve entrar no radar de investigações após denúncias de empresário
- Redação
- há 13 horas
- 2 min de leitura

Uma das lideranças indígenas de Cabrália, o cacique Zeca Pataxó, atualmente secretário municipal da gestão Girlei Lage, é alvo de questionamentos quanto a sua conduta como líder indígena. Os questionamentos surgem à partir do momento que o cacique é citado por um empresário em graves denúncia por uma série de irregularidades envolvendo Zeca Pataxó em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália.
É válido lembrar que o cacique Zeca Pataxó já foi condenado pela prática de corrupção por desvios de valores na FUNAI, inclusive ficando inelegível por oito anos, e, a justiça procura bens do condenado para ressarcir os cofres da união. Há fortes indícios que um dos indígenas ligados a Zeca teria invadido cerca de trinta terrenos na Rua do Telégrafo e que, um ambiente de intrigas entre lideranças indígenas, seria uma ferramenta do cacique Zeca visando proveito pessoal, principalmente motivado por invasões clandestinas que serão investigadas.
A malversação e práticas criminosas envolvendo invasões na região de Coroa Vermelha e também a farra dos apelidados "green card indígena", uma espécie de reconhecimento indígena dado pelo cacique a pessoas que não são indígenas na região de Coroa Vermelha, com interesses escusos, explorando como pano de fundo a causa dos povos originários será amplamente investigado pelas autoridades. É salutar frisar que esse tal "green card indígena" é visto também como um duro golpe no INSS, com aposentadorias que se caracterizam fraudulentas, uma vez que a seguridade social garante para índios a aposentadoria para homens aos 60 anos e para mulheres aos 55 anos.
Ainda, denúncias apontam para a construção de pousadas e até condomínio em áreas que teriam sido invadidas sob pretextos de serem terras dos Pataxós, além de barracas de praia em área de exploração indígena que estariam sendo arrendadas para pessoas não indígenas.
As denúncias devem ser apuradas com rigor e caso sejam confirmadas se aplique o rigor da lei.
Obs: O Portal cdn24horas entende que só após investigações e o direto à plena defesa e, em trânsito julgado em tribunal deve ser imputado a alguém qualquer crime ou culpa, antes disso são apenas suspeitas ou acusações. Cabe a imprensa informar os fatos, amparado pelo exercício pleno de uma imprensa livre...