Belmonte| Iêdo Elias terá no mínimo 15 anos de controle total da política belmontense
- Redação
- há 8 horas
- 2 min de leitura

O prefeito de Belmonte, Iêdo Elias (PSD), que em agosto deste ano de 2025 completa 67 anos, segundo prognósticos terá no mínimo 15 anos de poder político absoluto no município que governa. O cdn24horas chegou a essa conclusão dentro de um cenário existente atualmente no município e levando em consideração o aporte mega milionário que será injetado diretamente e indiretamente na economia local, que ocasionará em muito pouco tempo o boom de negócios no município, com a chegada da multinacional Homerun Resources, empresa canadense que fará investimento bilionário na cidade com a construção no distrito de Santa Maria Eterna da primeira fábrica de placa solar fora da china.
O que isso significa exatamente isso para o atual prefeito e seu grupo político?
Vamos lá. Belmonte desde sempre viveu renegado a ter como seu maior empregador a prefeitura, e mesmo com a chegada da Veracel no início da década de 2000, que, apesar de parecer ser em Belmonte, está instalada em território de Eunápolis, não foi capaz de minimizar essa lógica, e muito pouco do que gera de receita com impostos fica na cidade. Com a Homerun será diferente, e Belmonte não só terá uma alavancada em sua economia pela construção da fábrica propriamente dita, bem como pela extração da matéria prima, a sílica.
Em linhas gerais, Elias estará na condução de todo processo que será implementado e por gravidade, por está prefeito no mais importante momento da história do município, capitaneará para si os louros dessa conquista, e, diga-se, que se contabilizado os quatros anos de 2025 a 2028, como primeiro mandato, e num reeleição certa em 2028, com mandato de mais 6 anos, diante da unificação das eleições em 2034, o que já lhe daria 10 anos na condução da cidade e em seu melhor momento, ainda a provável candidatura do filho, Felipe Elias (que está sendo preparado para ser seu herdeiro político) em 2034 com todas as chances de êxito nas urnas, tendo mais 5 anos de mandato no novo modelo eleitoral que entrará em vigor, ou seja, o grupo (pai e filho) poderão governar Belmonte por 15 anos.
A análise é feita dentro de uma lógica do momento, contudo o cdn24horas ressalta que fatores fora da curva analítica e ocorrências dinâmicas da política mudam os fatos. O prognóstico apontado na matéria leva em consideração o alinhamento político de Iêdo Elias com Jânio Natal, sendo diferente a análise caso a aliança entre os dois grupos seja rompida, ainda, a inanição de nomes de oposição e ninguém com musculatura política suficiente para interromper a projeção aqui apontada .