Crime ambiental| Veneno aplicado pela Veracel Celulose estaria matando abelhas
- Redação
- há 17 horas
- 1 min de leitura

A empresa Veracel Celulose vem realizando pulverização aérea de agrotóxicos nas plantações de eucalipto situadas município de Itapebi e região, no Extremo Sul baia; prática que vem causando grave impacto ambiental e prejuízos à comunidade local.
Desde janeiro de 2025, a empresa utiliza substâncias químicas para eliminar pragas que atacam o eucalipto, entretanto, o produto empregado tem provocado a morte de abelhas, com estimativa de aproximadamente 2 milhões delas mortas, espécie essencial à polinização e ao trabalho dos apicultores da região.
Os produtores já contabilizam expressivas perdas, apresentando muitas caixas de produção de mel com abelhas mortas. Laudo técnico realizado com as abelhas mortas foi diagnosticado a presença de inseticida.
Além do risco à saúde dos moradores, a situação já ocasionou prejuízo estimado em R$ 128 mil reais aos apicultores em apenas cinco meses.
Apesar do esforço diálogo entre a Associação dos Apicultores de Eunápolis e a empresa Veracel Celulose, a mesma tem se mantido omissa e não apresentou medidas de reparação junto aos afetados diante dos prejuízos materiais e ambientais, acentuando o grau de imprudência com uma espécie sabidamente vital a manutenção da vida.

