top of page
Campanha maio laranja Itabela
PodCast Café com Antonio Marcos

Assista entrevistas especiais no youtube

Instagram

UPB anuncia paralisação das prefeituras no dia 30 como protesto contra corte no repasse do FPM

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 19 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura

Quebradeira nas prefeituras leva entidade a fazer protesto contra governo federal por cortes no FPM

imagem de banner UPB

Com o intuito de chamar a atenção para as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios com oscilação no repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e previsão de queda para o mês de agosto, as prefeituras da Bahia vão acompanhar o movimento municipalista de outros cinco estados do Nordeste para promover uma grande paralisação no próximo dia 30 de agosto. Serão suspensas as atividades administrativas em forma de protesto e sensibilização, sendo mantidos educação e serviços essenciais, como saúde e limpeza urbana. A iniciativa é articulada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e as entidades municipalistas do Nordeste para alertar o Governo Federal, Congresso Nacional e a população para a situação financeira das prefeituras, sobretudo na Bahia onde cerca de 80% dos municípios são de pequeno porte, não possuem receita própria e dependem das transferências constitucionais da União. Para a UPB, a estagnação do repasse do FPM diante do aumento de despesas com inflação, folha de pessoal e previdência, torna a situação insustentável, levando ao colapso financeiro. Para este mês de agosto, a previsão de fechar com o recurso 15% menor que no mesmo período do ano passado preocupa os gestores e levam ao protesto.



Homem rindo
Prefeito Luciano Francisqueto

O precursor que acendeu o sinal de alerta para o problema foi o prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto (Republicanos), ao postar um áudio alertando para o problema no grupo de aplicativo de mensagens dos prefeitos baianos e encorajou seus colegas gestores a dá publicidade ao problema e buscar solução para a tesourada do governo Lula nas prefeituras de pequeno porte em todo país.


Role para baixo e veja mais notícias

Todos os temas tratados neste veículo de comunicação, mesmo conteúdos que expressam opinião, são obedientes ao critério jornalístico relacionado a fatos e acontecimentos, dentro do direito à liberdade de expressão, assegurado na Constituição Federal do Brasil, sem qualquer intenção ou motivação pessoal de agredir pessoa alguma, tão somente expressar de forma legítima o DIREITO de opinar sobre fatos verídicos e acontecimentos reais, no amplo exercício de um jornalismo livre e plural.

 

Antonio Marcos Nunes dos Santos

Jornalista - Registro 0006829/BA  

00_edited.jpg
café com Antonio Marcos
bottom of page